NOTAS SOBRE O CAPITALISMO 4.0 E A DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA (PARTE 4/5)

 
Para ler as outras partes desta série, clique nos links abaixo:

| Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 |

 

Texto sobre economia, escrito por um não-economista, mas que mesmo assim pode valer a pena ser lido.

 

O TRIPÉ MACROECONÔMICO
 
Trata-se de uma diretiva, alinhada com o neoliberalismo, para a condução da economia por parte do Governo Federal. Diretiva essa que obviamente agrada o mercado e o capital financeiro. Também pode ser considerado uma teoria econômica e consiste em 3 medidas, que se consolidaram à partir do Plano Real e possibilitaram o sucesso deste. São elas: 
 
a) Superavit Primário;
b) Meta de Inflação; 
c) Câmbio Flutuante. 
 
 
a) Superavit Primário
 
O primeiro terço deste tripé diz que o estado não pode gastar mais do que arrecada. Portanto, austeridade fiscal é a palavra de ordem para garantir o cumprimento desta medida.

Muitos economistas do campo da esquerda contestam tal máxima, pois defendem que o estado pode sim gastar mais do que arrecada, principalmente se esse gasto tiver relação com o investimento social. Eles lembram que muitos países, principalmente os desenvolvidos, possuem dívida pública alta. 
 
Dívida pública alta também é o caso do Brasil, mas a nossa foi gerada a partir de operações compromissadas do Banco Central, operações essas que só favorecem o mercado financeiro. Então o superavit primário acaba sendo uma diretiva adotada por governos neoliberais para garantir tais operações, visto que o investimento social termina carreado para isso. Mas esse fato não é posto às claras.

 
b) Meta de Inflação
 
Consiste em elevar a taxa de juros, diminuindo a oferta de dinheiro, de modo que as pessoas não comprem e o mercado não sofra inflação por demanda. Isso prejudica principalmente as pequenas empresas e as pessoas físicas. Controla-se a inflação mediante ajustes na taxa de juros. Menos investimento (financiamento) menos empregos, menos dinheiro no mercado, menos consumo e consequentemente, menos inflação.
 
Vale mencionar que o superavit primário consolida a hegemonia do capital financeiro sobre o capital produtivo.

 
c) Câmbio Flutuante
 
O país não controla a relação entre o dólar e o real, deixa "ao sabor do mercado". Ou seja, ao se fechar um contrato, com referência no valor do dólar, não é possível saber se no futuro ter-se-á lucro ou prejuízo (de uma ou de ambas as partes). Isso, de certa forma, favorece o mercado financeiro, que passa a ter mais um elemento para especular, os chamados contratos derivativos ou simplesmente derivativos, que podem ser vendidos/comprados.

O câmbio fica, então, ao sabor das intempéries, tendo essa diretiva começado a ser posta em prática no Brasil a partir de 1998/1999, sendo que até hoje não há consenso se o câmbio fixo ou o flutuante é melhor. 


 
Teoria do valor

Aqui considero importante abrir um parêntese para falar deste assunto, a "Teoria do Valor".

Os três maiores teóricos clássicos da economia, no caso Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, concordaram que é o trabalho humano quem confere valor às coisas. No caso de Marx, "o trabalho socialmente necessário", ou seja, a tecnologia envolvida, o tempo gasto, os recursos materiais, o conhecimento adquirido. Para eles, na equação dinheiro gera mercadoria que gera mais dinheiro, o elemento humano seria essencial. Nisso se fundamenta a Teoria do Valor.

Mas no final do século XIX essa teoria foi perdendo força por ter sido considerada "não-operativa", isto é, de difícil mensuração. Então entrou em cena uma teoria substituta, que é a chamada "Teoria da Escassez". Nesta, algo vale muito ou pouco em função da sua utilidade e disponibilidade (demanda).

Valor se reflete no preço. Então, pela nova teoria, os preço aumentam e diminuem com base em sua utilidade e disponibilidade. Tal entendimento termina por dar origem a TQM, assunto que tratei na Parte 3 desta série. E pelo protagonismo que a TQM tem hoje, o debate entre ortodoxos da economia (direita) e heterodoxos (esquerda) põe os clássicos de lado e a discussão se fixa no campo macroeconômico.

 
Para onde vamos?
 
De tempos em tempos surgem outras teorias em oposição a TQM, como já falei aqui. Mas estas terminam não sendo fomentadas pela imprensa liberal ou academia, por não interessar aos mais ricos.

O desemprego gerado pelas medidas supracitadas acaba servindo ao arrocho salarial e retirada de direitos trabalhistas, sob o pretexto de que tais retiradas (desoneração da folha de pagamento) garantirá a geração de mais empregos, coisa que nunca acontece.

Também o BC fixa metas de inflação baixas, para que a mesma seja rompida e eles tenham desculpa para aumentar a SELIC.
 
No final, o esquema de dreno dos recursos públicos encontra suporte no chamado Tripé Macroeconômico.
 
 
REFERÊNCIA

FILÓSOFO PAULO GHIRALDELLI. Ciro contra o tripé. Youtube, ? out. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wo5OGC5rup0>. Acesso em: 30 jan. 2023.

Postagens mais visitadas